Polícia da Coréia do Sul prende 2 ex-agentes por causa da morte de 158 pessoas no Halloween
A polícia sul-coreana prendeu dois ex-agentes superiores em relação com a mortífera multidão do Halloween, em Seul. Os dois são acusados de ordenar aos subordinados que destruíssem as provas.
O incidente no distrito de Itaewon, na capital, em 29 de outubro, deixou 158 pessoas mortas, incluindo dois cidadãos japoneses. Especialistas acreditam que a falta de planos para garantir a segurança no dia do incidente estava entre os fatores que levaram à tragédia.
Os meios de comunicação sul-coreanos relataram as prisões, na segunda-feira, dos ex-oficiais, um da Agência de Polícia Metropolitana de Seul e outro da Delegacia de Polícia de Yongsan, que supervisiona Itaewon.
Os dois, supostamente, ordenaram que um relatório apontando o perigo de um acidente ocorrido durante as festividades do Halloween fosse apagado, na sequência do incidente.
Foram solicitados mandados de prisão também para outros oficiais, incluindo um ex-chefe da Delegacia de Polícia de Yongsan, por suspeita de negligência profissional, resultando em morte e ferimentos. Mas o tribunal rejeitou o pedido.
Os meios de comunicação disseram que uma equipe especial da polícia também está investigando um alto funcionário do distrito de Yongsan e um chefe do Corpo de Bombeiros.
Os investigadores estão trabalhando para chegar ao fundo do que realmente causou o incidente.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm