2.5 C
Kóka
segunda-feira, 23 dezembro, 2024 11:32: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

OTAN em alerta sobre as ameaças da China

Os líderes da OTAN observaram a guerra na Ucrânia e aprenderam a não subestimar a Rússia. Eles dizem que o conflito demonstrou o que chamaram de sua "perigosa dependência" do gás russo. E eles querem evitar repetir esses erros com a China.

OTAN em alerta sobre as ameaças da China

Os líderes da OTAN observaram a guerra na Ucrânia e aprenderam a não subestimar a Rússia. Eles dizem que o conflito demonstrou o que chamaram de sua “perigosa dependência” do gás russo. E eles querem evitar repetir esses erros com a China.

Os ministros das relações exteriores da OTAN encerraram uma reunião de dois dias na Romênia nesta quarta-feira (30). Eles reconheceram que sua aliança reúne a Europa e a América do Norte, mas dizem que as ameaças que enfrentam são globais.

Os líderes da OTAN concordaram, em junho, que as políticas da China desafiam seus “interesses, segurança e valores”. Agora, eles dizem que querem estar “atentos” para confiar na China, para suas cadeias de abastecimento, tecnologia e infra-estrutura.

O Secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, disse: “Continuaremos, é claro, a comerciar e a nos engajar economicamente com a China. Mas temos que estar conscientes de nossas dependências, reduzir nossas vulnerabilidades e gerenciar os riscos”.

Os diplomatas da OTAN também estão inquietos com as ambições militares chinesas e com a escolha de parceiros.

O Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, disse: “Os membros de nossa aliança continuam preocupados com as políticas coercitivas da RPC, com seu uso de desinformação, com sua rápida e opaca formação militar, incluindo sua cooperação com a Rússia”.

Os ministros das relações exteriores receberam um lembrete dessa cooperação, mesmo quando se reuniram. As forças chinesas e russas realizaram, na quarta-feira, patrulhas conjuntas sobre o Mar do Japão e o Mar da China Oriental. Em um movimento sem precedentes, os aviões pousaram nos aeródromos um do outro.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img