Kishida se compromete a resolver a questão territorial com a Rússia
O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, expressou seu compromisso de resolver a questão de quatro ilhas de propriedade russa e de concluir um tratado de paz com o país.
A Rússia controla as ilhas. O Japão as reivindica. O governo japonês mantém que as ilhas são parte inerente do território do país. As ilhas foram ilegalmente ocupadas após a Segunda Guerra Mundial.
Em seu gabinete na quinta-feira, Kishida reuniu-se com oficiais de governos municipais em Hokkaido, que exigem o retorno das quatro ilhas, que são chamadas de Territórios do Norte no Japão. Os municípios incluem a cidade de Nemuro e a cidade de Betsukai.
Durante a reunião, as autoridades locais pediram que fossem retomados os programas de intercâmbio entre os ex-residentes japoneses das ilhas e os russos que lá vivem.
Os intercâmbios foram suspensos após a invasão russa da Ucrânia, em fevereiro.
Kishida disse que as relações entre o Japão e a Rússia estão enfrentando dificuldades devido à guerra na Ucrânia, mas a política de seu governo para resolver a questão territorial e assinar um tratado de paz com a Rússia não mudou em nada.
Ele disse que o intercâmbio entre antigos e atuais residentes das quatro ilhas tem sido uma das principais prioridades, e o governo vai trabalhar duro para retomá-las o mais rápido possível.
Antes da reunião, cerca de 500 pessoas foram às ruas de Tóquio pela primeira vez em três anos, apelando para o retorno das ilhas.
- Jiu-Jitsu no JEBRA 2025: técnica, disciplina e a estreia da modalidade - 14 de março de 2025 10:12 am
- Taekwondo agora no JEBRA Japão 2025 - 14 de março de 2025 9:51 am
- Futebol no JEBRA Japão 2025: competição, crescimento e integração - 14 de março de 2025 9:33 am