-0 C
Kóka
sexta-feira, 8 novembro, 2024 5:34: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Governo japonês anuncia plano final para reformar Conselho Científico

O governo anunciou seu plano final para reformar o Conselho Científico do Japão, o principal órgão acadêmico do país.

Governo japonês anuncia plano final para reformar Conselho Científico

O governo anunciou seu plano final para reformar o Conselho Científico do Japão, o principal órgão acadêmico do país.

O Ministro da Revitalização Econômica, Goto Shigeyuki, que está encarregado do assunto, fez o anúncio em uma coletiva de imprensa na terça-feira (6).

Sob esta política, o conselho continuará a ser um instituto nacional. Goto disse que o governo precisa do conselho ao adotar novas tecnologias e ao tratar de questões-chave globais.

A política exige a participação de um terceiro no processo de seleção dos membros do conselho. Atualmente, o governo e o conselho estão envolvidos na seleção dos membros do órgão científico.

O governo também planeja fortalecer as funções do conselho. Eles querem incluir uma avaliação de terceiros de suas atividades, para aumentar a transparência.

A política exige a verificação de medidas legislativas, para implementar as reformas após três anos e seis anos.

O governo diz que poderia tornar o conselho um órgão independente no futuro, se as revisões o recomendarem.

Goto disse que o governo pretende apresentar projetos de lei relacionados, à Dieta, o mais rápido possível após examinar medidas concretas enquanto escuta atentamente o conselho.

Ele acrescentou que o governo planeja tomar as providências necessárias, de olho nos debates da próxima sessão ordinária da Dieta.

O governo está revendo que tipo de organização o órgão científico deveria ser, após uma recusa, há dois anos atrás, do então Primeiro Ministro, Suga Yoshihide, em nomear seis dos 105 nomeados que o conselho recomendou.

Suga, na época, se recusou a esclarecer as razões de sua recusa, dizendo que ela estava relacionada a assuntos de pessoal. Ele disse que nomear membros do conselho é o mesmo que escolher funcionários públicos.

Mas especialistas, incluindo alguns dos membros do conselho, discordaram da recusa de Suga, dizendo que o primeiro ministro é obrigado a nomear os membros do conselho com base em suas recomendações.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img