Fotos de Okinawa do pós-guerra sob controle americano estão sendo reunidas novamente
As autoridades da prefeitura japonesa do sul de Okinawa começaram novamente a coletar fotos da província que foram tiradas durante o período pós-guerra, quando ela estava sob controle americano. Seu trabalho foi suspenso por cerca de três anos, devido à pandemia do coronavírus.
Em 2017, funcionários da província iniciaram um programa destinado a coletar fotos e vídeos nos Estados Unidos, da Batalha de Okinawa de 1945, e do período pós-guerra, quando foi controlada pelos Estados Unidos. Esse período terminou em 1972.
Na segunda-feira, quatro funcionários do Arquivo da Província de Okinawa visitaram as instalações dos Arquivos Nacionais dos Estados Unidos, perto de Washington DC.
Os funcionários planejam coletar cerca de 1.200 fotos relacionadas a questões de saúde pública que foram tiradas pelo lado americano durante um período de dez anos, começando em meados dos anos 50. Entre as fotos estão algumas que, relatadamente, mostram mercadorias de emergência sendo entregues após um tufão e pessoas sendo vacinadas.
Ono Yuriko, uma das funcionárias, disse que as fotos podem ter sido tiradas pelos EUA para ajudar a justificar seu controle sobre Okinawa. Ela acrescentou que o controle de Washington sobre Okinawa pode ser avaliado de diferentes ângulos, se as fotos e outras tiradas pelos residentes de Okinawa forem ambas examinadas.
As autoridades concluirão sua visita aos EUA na sexta-feira (2). A nova coleção será publicada no site do Arquivo da Província de Okinawa no próximo mês de março, após as fotos terem sido catalogadas e explicações em japonês terem sido acrescentadas.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm