Fórum de desarmamento nuclear termina em Hiroshima
Um fórum internacional promovido pelo primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, realizou dois dias de conversações sobre desarmamento nuclear na cidade atômica de Hiroshima.
Delegados, tanto de potências nucleares quanto de Estados não nucleares, participaram da primeira reunião do Grupo Internacional de Pessoas Eminentes por um Mundo sem Armas Nucleares.
Os delegados visitaram o Museu Memorial da Paz no domingo (11).
Kishida participou da sessão de encerramento e pediu aos participantes que tentassem criar um mundo sem armas nucleares.
Ele disse que o Japão espera aprofundar as discussões para enviar uma forte mensagem para um mundo sem armas nucleares na cúpula do G7 em Hiroshima, no próximo ano.
O fórum foi presidido por Shiraishi Takashi, um especialista em política internacional. Ele disse que várias questões foram discutidas na reunião, incluindo as razões pelas quais o desarmamento nuclear não ganhou impulso.
As iniciativas de desnuclearização estagnaram recentemente. Os delegados na conferência de revisão do tratado de não-proliferação nuclear, em agosto, não conseguiram chegar a um amplo consenso ou adotar um documento conjunto.
- Warren Buffett planeja aumentar investimentos em trading houses - 24 de fevereiro de 2025 9:02 am
- Zelensky diz que pode renunciar para alcançar paz na Ucrânia - 24 de fevereiro de 2025 8:46 am
- Nevasca intensa continua na costa do Mar do Japão - 24 de fevereiro de 2025 8:38 am