4.3 C
Kóka
sexta-feira, 22 novembro, 2024 7:38: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Explosões atingem duas bases militares da Rússia

Esses foram os ataques ucranianos que mais avançaram pelo território russo.

Explosões atingem duas bases militares da Rússia

Esses foram os ataques ucranianos que mais avançaram pelo território russo.

Explosões atingiram duas bases aéreas militares russas na manhã desta segunda-feira, 5. Na primeira, um caminhão-tanque explodiu perto de Ryazan, a sudeste de Moscou, e três pessoas foram mortas e seis ficaram feridas. No outro caso, uma base aérea em Saratov, no sudoeste do país, que abriga bombardeiros estratégicos russos, foi atacada por drones.

As informações são da agência estatal de notícias russa RIA Novosti e foram repercutidas pela imprensa internacional. A RIA não informou a origem do ataque. Porém, Mykhailo Podoliak, assessor do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, sugeriu em uma publicação no Twitter que a Ucrânia teria feito as explosões.

Esses foram os ataques ucranianos que mais avançaram pelo território russo. A base de Saratov está a mais de 700 quilômetros da Ucrânia. Segundo a mídia russa, um drone explodiu na pista da Base Engels, e dois bombardeiros estratégicos Tu-95 teriam sido danificados. Essas aeronaves são usadas nos ataques com mísseis convencionais contra a Ucrânia. No Telegram, o governador de Saratov, Roman Busargin, informou que as explosões não afetaram nenhum edifício civil.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que estava ciente dos relatos dos dois incidentes, mas não tinha “informações precisas” e não podia comentar. Ele afirmou, de acordo com a agência Tass, que o presidente Vladimir Putin também foi informado sobre as explosões.

Os aeródromos militares russos são alvos prioritários para as Forças Armadas ucranianas. Em 16 de agosto, elas bombardearam a base aérea de Saki, no meio da Península da Crimeia, apesar de o Kremlin ter ameaçado uma resposta dura a qualquer ação contra a península, anexada em 2014.

Horas depois do relato das explosões nos aeródromos russos, sirenes antiaéreas soaram em toda a Ucrânia, incluindo a capital, Kiev. A Força Aérea do país afirmou que um novo ataque com mísseis russos estava em andamento nesta manhã, atingindo a infraestrutura de energia ucraniana.

Apagões foram relatados em várias regiões do país. Duas pessoas morreram e outras duas ficaram feridas na região de Zaporizhzhia, no sul, de acordo com o governo ucraniano.

Os ataques mútuos ocorrem no dia em que entram em vigor o embargo europeu ao petróleo russo fornecido por via marítima e o teto ao preço do petróleo russo, fixado na sexta-feira pela União Europeia e o G7, em US$ 60 por barril.

O Kremlin afirmou nesta segunda-feira que as medidas não deterão a sua ofensiva na Ucrânia, onde uma parte da população continua sem eletricidade nem aquecimento, devido aos bombardeios russos direcionados à infraestrutura energética do país.

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img