Coréia do Norte disparou cerca de 100 ogivas de artilharia no mar
Militares da Coréia do Sul informam que a Coréia do Norte atirou ogivas de artilharia no mar ao leste da Península Coreana, na terça-feira (6), pelo segundo dia consecutivo.
Os Chefes do Estado-Maior Conjunto da Coréia do Sul anunciaram que, por volta das 10 horas da manhã, o Norte disparou cerca de 90 projéteis do Condado de Kosong, que está localizado na província de Kangwon, no sudeste do país. Diz que o Norte também disparou cerca de 10 projéteis para o leste do Condado de Kumgang, na província, por volta das 18 horas do mesmo dia.
O Sul diz que os projéteis caíram em águas ao norte da Linha Limite Norte, uma fronteira marítima de fato, violando o acordo militar inter-coreano de 2018. O objetivo desse acordo era reduzir as tensões. Os militares do Sul exigiram que o Norte parasse imediatamente com os disparos.
Na segunda-feira, a Coréia do Norte atirou um total de cerca de 130 ogivas de artilharia nas águas do leste e oeste da Península Coreana.
O Estado-Maior Geral do Exército Popular Coreano de Pyongyang disse que ordenou às unidades da linha de frente que abrissem fogo de artilharia como um aviso para o Sul. O Norte disse que deu o passo depois de confirmar que a Coréia do Sul havia disparado projéteis de artilharia de vários lançadores de foguetes.
Os disparos do Norte ocorrem em meio às tensões entre as duas Coreias.
A Agência de Notícias, Yonhap, de Seul disse que forças sul-coreanas e americanas realizaram exercícios conjuntos na província sul-coreana de Gangwon, de segunda a terça-feira. Acrescentou que foram usados vários lançadores de foguetes.
- FAB intercepta avião do Peru com drogas no espaço aéreo brasileiro - 4 de fevereiro de 2025 9:52 am
- Japão emite alerta para a onda de frio mais intensa do inverno - 4 de fevereiro de 2025 8:37 am
- EUA e México firmam acordo para adiar tarifas por um mês - 4 de fevereiro de 2025 8:31 am