Presidente de Taiwan anunciou a renuncia como líder de seu partido
A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, anunciou que pretende renunciar ao cargo de líder do Partido Democrático Progressista, no poder, que sofreu grandes perdas nas eleições locais de sábado (26). Mas ela diz que permanecerá como presidente de Taiwan.
Tsai realizou uma coletiva de imprensa na sede do partido no sábado à noite.
Ela disse que seu partido não conseguiu atingir seu objetivo pretendido. A presidente acrescentou que ela aceita a decisão do povo taiwanês. Ela prosseguiu dizendo que pretende assumir a responsabilidade pelas perdas do partido e renunciar imediatamente como líder.
Cerca de 11.000 prefeitos, governadores e vereadores foram escolhidos no sábado. As eleições são realizadas a cada quatro anos.
Os observadores estavam ansiosos para ver quais partidos políticos prevaleceriam nas eleições de 22 das prefeituras e governos provinciais.
O partido de Tsai ocupou sete cargos de prefeitos e governadores, antes das eleições, mas no sábado só ganhou cinco.
Os candidatos à prefeitura, de seu partido, sofreram derrota em três cidades do norte, incluindo Taoyuan. O partido também não conseguiu retomar o cargo de prefeito em Taoyuan.
Estas foram as primeiras eleições realizadas em Taiwan, desde que o Congresso Nacional do Partido Comunista Chinês terminou.
Tsai havia dito, repetidamente, durante as campanhas que a comunidade internacional estaria prestando atenção às eleições por esse motivo.
Ela também havia sugerido que as eleições locais seriam um referendo sobre sua administração.
Mas parece que os eleitores não deram ouvidos aos seus apelos.
O maior partido da oposição de Taiwan é o Kuomintang, ou KMT, pró China. Seu objetivo era assegurar mais da metade dos cargos de prefeito em seis distritos municipais especiais. O partido atingiu esse objetivo.
Ele venceu em Taipei. Também conseguiu retomar o cargo de prefeito do Partido Democrático Progressivo em Taoyuan.
O líder do KMT, Eric Chu, disse aos repórteres que as vitórias eleitorais são para seu partido e para o povo de Taiwan.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am