Funcionário da Casa Branca manteve conversações confidenciais com altos funcionários da Putin
O Wall Street Journal relata que o principal assessor de segurança nacional do Presidente Joe Biden manteve conversações confidenciais nos últimos meses com altos funcionários do governo russo sobre a invasão da Ucrânia.
O jornal cita autoridades americanas e aliadas como dizendo que o conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, tem estado em contato com Yuri Ushakov, um conselheiro de política externa do Presidente Vladimir Putin.
As autoridades acrescentaram que Sullivan também falou com o Secretário do Conselho de Segurança Nikolai Patrushev.
As conversações foram, alegadamente, parte dos esforços para reduzir o risco de um conflito mais amplo sobre a Ucrânia e advertir Moscou contra o uso de armas nucleares ou outras armas de destruição em massa. As autoridades disseram que não tinham a intenção de discutir uma solução para a guerra na Ucrânia.
A Casa Branca não negou o relatório. A porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, disse a um briefing que o governo não comentará nenhuma conversa específica, mas disse: “Os EUA se reservam o direito de manter conversações com a Rússia em nível superior sobre redução de risco”.
Ela acrescentou que os dois lados estão apenas falando sobre como reduzir os riscos no relacionamento entre os EUA e a Rússia.
- Cingapura convoca eleições gerais para 3 de maio - 17 de abril de 2025 3:40 am
- Favorito à presidência da Coreia do Sul quer diálogo com Japão - 17 de abril de 2025 3:32 am
- Fundo dos EUA propõe 12 novos diretores à Fuji Media - 17 de abril de 2025 3:26 am