Biden se compromete ainda mais com o compromisso dos EUA no sudeste asiático
O presidente americano, Joe Biden, disse aos líderes da ASEAN que os Estados Unidos continuarão a fortalecer seu compromisso com a região onde a China também está procurando expandir sua influência.
A ASEAN elevou, este ano, os Estados Unidos ao status de “parceria estratégica abrangente”. Isto coloca Washington no mesmo nível que a China, a quem foi concedida a mesma posição no ano passado.
O Presidente Biden disse: “A ASEAN é o coração da estratégia Indo-Pacífico de minha administração, e continuamos a fortalecer nosso compromisso de trabalhar em parceria com uma ASEAN unificada e fortalecida”.
Durante as conversações, Biden confirmou, novamente, o compromisso de sua administração de investir na região.
Ele disse, no ano passado, que sua administração anunciou mais de 250 milhões de dólares em novas iniciativas para a ASEAN. Para o próximo ano, ele solicitou uma assistência de 850 milhões de dólares.
Biden disse: “Continuamos a construir sobre esse progresso, seguindo nossos compromissos e lançando novas iniciativas concretas e reforçando ainda mais a ASEAN e aumentando a conectividade em todo o sudeste asiático”.
Durante sua visita, Biden planeja discutir com os líderes do grupo a invasão russa da Ucrânia e seus impactos globais, bem como questões relativas ao Mar do Sul da China e a situação em Myanmar.
- Tóquio testa ônibus sob demanda com IA em Shinjuku - 22 de novembro de 2024 11:31 am
- Musk e Ramaswamy planejam cortes drásticos no governo dos EUA - 22 de novembro de 2024 11:22 am
- Empresas japonesas pessimistas sobre economia chinesa - 22 de novembro de 2024 9:39 am