Batalha por Kherson se torna o foco da guerra na Ucrânia
As tropas russas estão mostrando sinais de um recuo da, estrategicamente, importante cidade do sul da Ucrânia, Kherson.
O exército ucraniano sugeriu que vigiará, cuidadosamente, os movimentos do adversário antes de avançar com as tropas.
As forças ucranianas estão continuando sua contra-ofensiva para retomar territórios tomados pela Rússia. Acredita-se que os ucranianos estejam avançando para a cidade de Kherson, a principal cidade da região de Kherson.
Um líder pró-russo na região de Kherson disse, na quinta-feira (3), que as forças russas muito provavelmente partirão para a margem oriental do rio Dnipro. Acredita-se, atualmente, que as tropas estejam posicionadas na margem ocidental, onde se localiza a cidade de Kherson.
A observação do líder é tomada como uma indicação de que as forças russas podem se retirar de áreas próximas à cidade. O líder disse, na sexta-feira (4), que um toque de recolher de 24 horas foi imposto à cidade.
Também na sexta-feira, o presidente russo, Vladimir Putin, enfatizou a necessidade de evacuar os residentes de Kherson, de áreas perigosas. Durante conversas com os participantes em uma cerimônia em Moscou para celebrar o Dia da Unidade Nacional da Rússia, Putin disse que os civis não deveriam sofrer com bombardeios e outras medidas relacionadas a atividades militares.
O Washington Post, na sexta-feira, citou as autoridades ocidentais como dizendo que as forças russas parecem estar prontas para recuar. O jornal noticiou que os militares ucranianos poderiam reconquistar a cidade em breve.
O Ministro da Defesa ucraniano, Oleksii Reznikov, disse em um briefing, na sexta-feira, que os rumores sobre a retirada dos invasores russos de Kherson poderiam ser um elemento de uma “operação psicológica especial”, e que a Ucrânia estuda cuidadosamente todas as informações. Ele acrescentou que as forças ucranianas têm feito avanços graduais em Kherson.
- Rádio Shiga Japan apresenta Especial de Natal no Sons do Brasil episódio 504 - 24 de dezembro de 2024 4:50 am
- “Vozes da Alma” brilham com canções natalinas e solidariedade - 24 de dezembro de 2024 4:27 am
- Zelenskyy prevê 2025 como ano decisivo para a paz na Ucrânia - 24 de dezembro de 2024 4:13 am