Situação na Ucrânia está tensa, diz comandante russo
O novo comandante militar russo na Ucrânia reconheceu que a situação em áreas onde Moscou está conduzindo operações militares “pode, geralmente, ser descrita como tensa”.
O general do Exército, Sergey Surovikin, fez o comentário em uma entrevista para a televisão estatal russa na terça-feira. Ele foi nomeado como comandante das forças russas na Ucrânia, no início deste mês.
Surovikin sugeriu que a Rússia pode tomar novas medidas na região sul ucraniana de Kherson. Moscou controla e afirma ter anexado a área.
O general disse que as ações relativas a Kherson dependerão da situação militar e tática. Ele disse que a situação “já se tornou muito difícil”.
Ele acrescentou que a Rússia “operará consciente e prontamente”, e que “decisões difíceis não podem ser descartadas”.
O líder dos grupos pró-russos em Kherson disse, em um vídeo postado nas mídias sociais, na terça-feira, que o lado ucraniano está criando forças para uma contra-ofensiva em larga escala.
Ele disse que foi tomada a decisão de evacuar os residentes em algumas áreas porque os combates poderiam ocorrer em suas vilas e cidades.
Outro líder sênior de grupos pró-russos disse, em uma declaração, que os militares ucranianos, provavelmente, lançariam um ataque em breve.
O líder observou que a Ucrânia poderia tentar retomar Kherson, e pediu aos residentes que evacuassem o mais rápido possível.
- Japão interveio em julho no mercado cambial com 5,5 trilhões de ienes - 9 de novembro de 2024 10:26 am
- A esquerda alemã e a amnésia histórica sobre o muro - 9 de novembro de 2024 10:16 am
- Perseguição a israelenses em Amsterdã evoca tempos sombrios - 9 de novembro de 2024 9:27 am