Intervenção do Japão no mercado cambial foi de mais de 33 bilhões de dólares
Algumas estimativas apontam o valor que o governo do Japão e seu banco central investiram, na semana passada, nos mercados cambiais, para sustentar o iene em mais de 5 trilhões de ienes, ou mais de 33,6 bilhões de dólares.
Em 21 de outubro, a moeda japonesa subiu, temporariamente, mais de 7 ienes em relação ao dólar, uma vez que o governo e o Banco do Japão fizeram uma intervenção, sem aviso prévio, no mercado de câmbio de Nova Iorque.
De acordo com dados divulgados pelo BOJ na segunda-feira, espera-se que cerca de 8 bilhões de dólares sejam transferidos das instituições financeiras para o governo através do banco central nesta terça-feira.
Uma empresa de intermediação financeira diz que entre 28,2 bilhões de dólares e 28,9 bilhões de dólares deveriam ser transferidos do governo para instituições financeiras no dia, se não fosse pela intervenção.
Isto funciona com o equivalente a mais de 33,6 bilhões de dólares sendo transferidos das instituições financeiras para a conta do governo na terça-feira. A empresa de intermediação financeira acredita que a maior parte dos fundos foi gasta na intervenção da semana passada.
Os participantes do mercado especulam que o governo e o BOJ ainda estavam intervindo, repetidamente, dada a volatilidade do mercado de divisas em Tóquio. Em 22 de setembro, o governo e o BOJ intervieram nos mercados cambiais pela primeira vez em 24 anos.
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am