Iene próximo de 150 em relação ao dólar americano
O iene japonês está caindo em relação ao dólar para níveis não vistos em décadas, e o governo reiterou mais uma vez sua posição sobre o assunto.
Na quarta-feira, o iene está sendo negociado, em relação ao dólar, entre 148 e 149. Está se aproximando do nível 150, que os analistas dizem ser psicologicamente significativo, e pode levar as autoridades japonesas a conduzir outra intervenção monetária.
O Ministro das Finanças japonês, Suzuki Shunichi, disse que as flutuações bruscas no valor do iene desencadeadas por especulações, são inaceitáveis.
Ele disse que vai monitorar de perto os movimentos do mercado e tomar medidas decisivas contra mudanças radicais.
Alguns participantes do mercado suspeitam que o recente fluxo de fundos sugere uma intervenção por parte do governo.
Quando perguntado sobre isto, Suzuki se recusou a dar uma resposta clara.
A Suzuki disse: “Em geral, o governo pode anunciar intervenções monetárias que conduziu, ou pode não publicá-las de forma alguma. Não posso comentar sobre isto”.
Enquanto isso, o presidente do Banco do Japão, Kuroda Haruhiko, continua focado em sua política de flexibilização e não tem intenção de ajustar as taxas de juros, mesmo por uma pequena margem.
Kuroda disse ao comitê de orçamento que reconhece que o iene fraco está aumentando os preços no Japão, de forma generalizada, mas diz que os efeitos diminuirão no próximo ano, e diminuirão gradualmente a inflação.
Kuroda disse: “As tendências das taxas de câmbio e dos mercados internacionais de commodities são extremamente incertas. Portanto, estaremos atentos a essas tendências dos mercados financeiros e seu impacto sobre a economia e os preços de nosso país”.
Kuroda indicou que o atual aumento dos preços é temporário, dizendo que a inflação do consumidor, a partir do ano fiscal 2023, cairá para menos de 2% ao ano.
- Japão interveio em julho no mercado cambial com 5,5 trilhões de ienes - 9 de novembro de 2024 10:26 am
- A esquerda alemã e a amnésia histórica sobre o muro - 9 de novembro de 2024 10:16 am
- Perseguição a israelenses em Amsterdã evoca tempos sombrios - 9 de novembro de 2024 9:27 am