Gases nobres são encontrados em amostras recuperadas de asteróide pela sonda Hayabusa2 do Japão
Um grupo de pesquisadores informou ter encontrado vestígios de gases nobres na areia e em outras amostras de asteróide trazidos por uma sonda espacial japonesa.
A descoberta foi feita por uma equipe que inclui Okazaki Ryuji, um professor associado da Universidade de Kyushu.
A equipe analisou amostras em uma cápsula cilíndrica hermética acoplada ao Hayabusa2. As amostras foram coletadas do asteróide Ryugu, a cerca de 300 milhões de quilômetros de distância da terra.
A equipe diz ter detectado pequenas quantidades de gases nobres, como hélio e neônio, que são extremamente raros na atmosfera terrestre.
Afirma acreditar que os gases foram, originalmente, emitidos pelo sol sobre o asteróide e liberados quando a areia ou outras substâncias se friccionaram umas contra as outras.
No início deste ano, outros grupos de pesquisa dizem que suas análises encontraram aminoácidos e água carbonatada em amostras da cápsula.
Okazaki disse que o Hayabusa2 trouxe de volta gases, assim como sólidos e líquidos. Ele diz que isto mostra que o Japão tem tecnologia avançada, que pode ser usada em uma missão espacial para recuperar gelo e matéria orgânica altamente volátil.
- Casa da Moeda de Osaka abre temporada de cerejeiras - 10 de abril de 2026 9:48 pm
- Deep Purple visita a Primeira-Ministra do Japão em Tóquio - 10 de abril de 2026 9:39 pm
- Preços de fábrica na China sobem depois de três anos e meio - 10 de abril de 2026 9:34 pm























