EUA e Coréia do Sul iniciarão grandes exercícios militares conjuntos em meio aos lançamentos de mísseis da Coréia do Norte
As forças dos EUA e da Coréia do Sul estão programadas para iniciar grandes exercícios aéreos conjuntos nesta segunda-feira (31), em meio aos lançamentos de mísseis, sem precedentes, da Coréia do Norte.
Os exercícios, de cinco dias, supostamente, envolverão cerca de 240 aeronaves. Incluirão jatos de caça furtivos de última geração F-35As, da força aérea sul-coreana e F-35Bs, da estação aérea do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, na cidade japonesa ocidental de Iwakuni.
Os exercícios serão os maiores de seu tipo pelos dois países, desde 2017, quando a Coréia do Norte realizou um teste nuclear e lançou, repetidamente, mísseis, tais como mísseis balísticos com alcance intercontinental.
Os militares sul-coreanos dizem que os exercícios aumentarão a capacidade operacional e ajudarão a dissuadir a Coréia do Norte de realizar provocações.
Os EUA e a Coréia do Sul organizaram exercícios marítimos conjuntos em outubro com um porta-aviões norte-americano movido a energia nuclear que havia sido redirecionado para o Mar do Japão.
Os militares sul-coreanos também realizaram exercícios regulares de manobra de campo até sexta-feira, com a participação das tropas americanas em parte dos exercícios.
Pyongyang alegou em seu site oficial, no sábado (29) que os EUA e a Coréia do Sul realizariam os exercícios aéreos com o objetivo de invadir a Coréia do Norte.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm