Coréia do Norte disparou pelo menos um míssil na madrugada desta sexta-feira (14)
O Ministro da Defesa do Japão informa que a Coréia do Norte lançou pelo menos um míssil balístico para o leste na madrugada desta sexta-feira.
O Ministro, Hamada Yasukazu, disse que o míssil foi lançado por volta da 1h47, horário do Japão, perto de Pyongyang. Ele disse que se acredita ter caído no Mar do Japão, ao leste da Península Coreana, fora da Zona Econômica Exclusiva do Japão.
Hamada disse que o ministério estima que o míssil atingiu uma altitude de cerca de 50 quilômetros e viajou cerca de 650 quilômetros. Ele também disse que o míssil poderia ter sido um modelo capaz de seguir trajetos de vôo irregulares.
Ele disse que não houve relatos de danos a navios ou aeronaves japonesas.
Hamada disse que as ações da Coréia do Norte, incluindo seus persistentes lançamentos e provocações unilaterais crescentes, ameaçam a paz e a segurança do Japão e da comunidade internacional, e que o Japão não pode tolerá-las.
Ele também disse que o Japão apresentou um protesto à Coréia do Norte, através de sua embaixada em Pequim.
Hamada disse que determinar, de forma conclusiva a intenção dos lançamentos de mísseis do Norte era difícil. Mas ele ressaltou que Pyongyang afirmou que precisa ter sua própria dissuasão nuclear para manter seu regime, contra a ameaça dos EUA. Ele disse que esta pode ser a razão pela qual o país está se concentrando em desenvolver mísseis balísticos e melhorar a capacidade operacional como o método de transporte de armas nucleares.
O lançamento desta sexta-feira marca o 27º evento deste tipo, este ano. O Ministério da Defesa está coletando e analisando informações e disse que não descartou a possibilidade de mais de um míssil ter sido lançado na sexta-feira.
- Castelo de Kumamoto atrai turistas com restauração aberta - 22 de novembro de 2024 12:01 pm
- Garganta Ryuokyo exibe cores deslumbrantes do outono - 22 de novembro de 2024 11:52 am
- Tóquio testa ônibus sob demanda com IA em Shinjuku - 22 de novembro de 2024 11:31 am