Perfil: Rainha Elizabeth II, da Grã-Bretanha
A Rainha Elizabeth II, da Grã-Bretanha, nasceu em 21 de abril de 1926. Ela foi a primeira filha do Duque de York, que mais tarde se tornou Rei Jorge VI. Ela subiu ao trono aos 25 anos de idade, após a morte do Rei, em 1952.
A Rainha fez um discurso em seu 21º aniversário, quando era princesa. Ela se comprometeu a dedicar toda sua vida ao serviço dos britânicos e da população do Commonwealth.
Ela se tornou a monarca britânica mais duradoura em 2015, superando a Rainha Vitória, que serviu por mais de 60 anos, até 1901. Em junho, os eventos do Jubileu de Platina marcaram os 70 anos da Rainha Elizabeth no trono.
A Rainha era amada como um símbolo da unidade do Reino Unido. Ela se casou com Philip Mountbatten, em 1947. O casal tinha quatro filhos, incluindo seu filho mais velho, o príncipe Charles.
A Rainha visitava, frequentemente, os reinos da Commonwealth, para reforçar as relações, numa época em que a influência da Grã-Bretanha na política internacional estava em declínio, após a Segunda Guerra Mundial. Uma após a outra, suas colônias se tornaram independentes.
A Rainha tinha laços estreitos com a família Imperial do Japão. O Imperador Showa visitou a Grã-Bretanha em 1971, seguido pela viagem oficial da Rainha ao Japão em 1975.
O Imperador Emérito Akihito participou da cerimônia de coroação da Rainha em 1953. O Imperador Naruhito visitou, oficialmente, a Grã-Bretanha três vezes.
A Rainha procurou, ativamente, se comunicar com o público através do Twitter e outras mídias sociais como parte de seus esforços para tornar a família real mais aberta.
Ela expressou sua gratidão aos profissionais de saúde e outros trabalhadores, online, em meio à crescente preocupação com a pandemia do coronavírus chinês. Ela também convocou, em um discurso televisionado, a unidade das pessoas para superar o vírus chinês.
A Rainha lidou com vários desafios. A opinião popular considerou sua reação fria, quando a princesa Diana morreu em um acidente de carro em 1997 após seu divórcio com o príncipe Charles, no ano anterior.
A rainha também enfrentou o anúncio, em 2020, pelo seu neto, Príncipe Harry e sua esposa Meghan, de que queriam deixar de ser membros sênior da família real.
O Palácio de Buckingham disse que o casal não seria membro ativo. A rainha, alegadamente, tomou uma posição rigorosa para proteger a família real, recusando a vontade do casal de desempenhar algumas funções oficiais.
O príncipe Philip, marido da rainha por 73 anos, morreu em abril de 2021. A rainha foi hospitalizada para exames de saúde em outubro passado.
Ela havia reduzido suas aparições públicas nos últimos meses, com o Príncipe Charles, o Príncipe William e outros membros da família real assumindo alguns de seus compromissos.
- JEBRA Japão 2025 anuncia apresentação do renomado artista mato-grossense Henrique Maluf - 23 de fevereiro de 2025 11:53 am
- JEBRA 2025 apresenta a maior festa gastronômica brasileira em Shizuoka! - 23 de fevereiro de 2025 11:39 am
- Danilo Ozahata fala sobre a inauguração da academia Fit One em Shiga - 23 de fevereiro de 2025 10:56 am