Libra esterlina bate baixa recorde em relação ao dólar americano
A primeira-ministra britânica, Liz Truss, apostou que a redução de impostos poderia reacender a economia. Mas, na segunda-feira, os planos de seu governo empurraram a libra para um mínimo histórico em relação ao dólar americano.
O Ministro das Finanças, Kwasi Kwarteng, revelou na sexta-feira um “mini-orçamento”, que estava cheio de cortes de impostos. Ele disse que o plano transformaria um “ciclo vicioso de estagnação em um ciclo virtuoso de crescimento”.
O governo patrocinará os cortes com o maior aumento de empréstimos, desde os anos 70. Os investidores se enervam com o aumento da dívida liquidada da libra esterlina. A moeda mergulhou, na segunda-feira, para 1,03 contra o dólar.
Os trabalhadores viram a inflação se aproximar de 10%. Eles dizem que não podem arcar com o aumento dos custos de alimentos, eletricidade e combustível.
A esperança é que impostos mais baixos aliviem sua carga, e cortes de impostos para as empresas poderiam encorajar os executivos a reinvestir na economia britânica. Em vez disso, a queda da libra poderia aumentar os preços dos produtos importados, incluindo alimentos e energia.
As autoridades do Banco da Inglaterra dizem que estão monitorando a situação “muito de perto” e dizem que não hesitarão em intervir.
- Trump propõe controle dos EUA sobre Gaza e reassentamento palestino - 5 de fevereiro de 2025 10:30 am
- EUA e China aumentam tensão com novas tarifas comerciais - 5 de fevereiro de 2025 10:03 am
- Trump e Netanyahu discutem cessar-fogo na Casa Branca - 5 de fevereiro de 2025 9:55 am