Japão pede à Austrália fornecimento estável de gás em meio a possíveis restrições de exportação
O Japão pediu à Austrália para continuar abastecendo o país com um fornecimento estável de gás natural liquefeito, pois Canberra considera a restrição das exportações em meio a uma possível crise de abastecimento.
O Ministro da Economia, Comércio e Indústria do Japão, Nishimura Yasutoshi, reuniu-se com o Ministro da Mudança Climática e Energia da Austrália, Chris Bowen, na sexta-feira. Eles se reuniram à margem da reunião dos ministros de energia do G20 em Bali, Indonésia.
A Austrália é o maior exportador de G.N.L. para o Japão e fornece cerca de 35% de seu abastecimento.
Nishimura disse que a segurança energética está em uma fase crítica devido à invasão russa da Ucrânia. Ele disse que quer manter discussões francas com Bowen, já que a Austrália é o parceiro mais importante do Japão em recursos naturais e energia.
A reunião foi realizada a portas fechadas.
Sobre a possibilidade de Canberra reduzir as exportações de G.N.L., Nishimura pediu que a Austrália continuasse a proporcionar ao Japão um abastecimento estável.
Bowen expressou compreensão em relação às preocupações do Japão. Ele disse que a potencial escassez de gás não teria um impacto importante no Japão, pois a crise, provavelmente, ocorreria no leste da Austrália, enquanto quase 90% das exportações de G.N.L. para o Japão são enviadas do oeste do país.
O governo australiano planeja decidir se adotará ou não as restrições de exportação até novembro, o mais tardar. O governo japonês continuará as discussões para avaliar possíveis impactos.
- Militares dos EUA acusados de abuso sexual em Okinawa, novamente - 24 de abril de 2025 12:12 pm
- EUA resistem à revisão de tarifas de Trump sobre o Japão - 24 de abril de 2025 9:59 am
- Trump pode reduzir tarifas sobre produtos da China - 24 de abril de 2025 9:53 am