EUA e Coréia do Sul realizarão exercícios conjuntos com porta-aviões nuclear
Os Estados Unidos e a Coréia do Sul estão prontos para iniciar seus exercícios militares conjuntos, no Mar do Japão, nesta segunda-feira, com a participação de um porta-aviões norte-americano movido a energia nuclear.
Os exercícios, envolvendo um grupo de ataque liderado pelo porta-aviões USS Ronald Reagan, continuarão até quinta-feira.
Os EUA destacaram o posicionamento do porta-aviões perto da Península Coreana como parte de seus esforços para impulsionar a dissuasão contra a Coréia do Norte, em uma reunião de altos funcionários estrangeiros e de defesa de Washington e Seul, no início deste mês.
O governo sul-coreano enfatizou que Seul e Washington fortalecerão suas capacidades conjuntas de defesa e reconfirmarão sua forte determinação de neutralizar quaisquer formas de provocação de mísseis por Pyongyang.
A Coréia do Norte criticou a Coréia do Sul por trabalhar com os Estados Unidos para reforçar a dissuasão. Pyongyang disse, em um site estatal, no domingo, que as conspirações para provocações de guerra só causarão uma destruição terrível.
No mesmo dia, a Coréia do Norte lançou um míssil balístico de curto alcance em direção ao Mar do Japão, a partir de uma área em Taechon ou em torno de Taechon, província de Phyongan do Norte. Estima-se que o míssil tenha caído fora da zona econômica exclusiva do Japão.
A Coréia do Norte, também, parece estar se preparando para disparar um míssil balístico de lançamento submarino, ou SLBM, na cidade de Sinpho, na província oriental de South Hamgyong.
Washington e Seul permanecem em alerta para possíveis novos lançamentos de mísseis e outras provocações por Pyongyang, já que se espera que a Coréia do Norte reaja de forma brusca aos exercícios conjuntos EUA-Coreia do Sul.
- Musk e Ramaswamy planejam cortes drásticos no governo dos EUA - 22 de novembro de 2024 11:22 am
- Empresas japonesas pessimistas sobre economia chinesa - 22 de novembro de 2024 9:39 am
- Preços de novos apartamentos em Tóquio batem recorde - 22 de novembro de 2024 9:13 am