Autoridades russas se preparam para realizar referendos na Ucrânia
Líderes russos estão avançando com planos de realizar referendos em regiões da Ucrânia onde instalaram seus próprios funcionários.
O ex-presidente, Dmitry Medvedev, que está atrás apenas do presidente, Vladimir Putin, no Conselho de Segurança da Rússia, disse “não há como voltar atrás”.
Medvedev tem supervisionado as áreas e colocado na mídia social que eles “serão aceitos na Rússia”. As regiões incluem Donetsk e Luhansk ao leste, Zaporizhzhia ao sudeste, e Kherson ao sul. Ao todo, elas cobrem cerca de 15% do território da Ucrânia.
As forças russas falharam em assumir o controle total de qualquer uma das áreas. Ainda assim, estão planejando realizar os referendos de sexta a terça-feira.
O chefe de votação, instalado pela Rússia, em Donetsk inspecionou as seções eleitorais e prometeu que o processo seria “transparente”. Os líderes russos usaram a mesma tática para anexar a Península da Crimeia em 2014.
Moradores, preocupados com uma escalada da violência, estão tentando escapar. Eles se amontoaram em carros e lotaram a fronteira entre a Rússia e a Geórgia.
Enquanto isso, centenas de homens que fazem parte da nova mobilização de Putin já estão saindo de suas casas. Alguns dizem que foram avisados com apenas algumas horas de antecedência, antes de serem convocados.
Os protestos se espalharam pela Rússia, e mais de 1.000 pessoas foram presas.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am