Agência Internacional de Energia Nuclear pede à Rússia que acabe com a ocupação da usina nuclear de Zaporizhzhia
A diretoria da Agência Internacional de Energia Atômica adotou uma resolução, pedindo à Rússia que acabe com a ocupação da usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia.
A resolução foi aprovada por maioria de votos na quinta-feira, durante a reunião em andamento do Conselho de Diretores. A conferência começou, na Áustria, na segunda-feira.
A AIEA tem 35 membros da diretoria. A agência de notícias Reuters disse que a Rússia e a China se opuseram à resolução, e que sete países asiáticos e africanos se abstiveram durante a reunião à porta fechada.
A resolução exorta a Rússia a “cessar imediatamente todas as ações contra e na Usina Nuclear de Zaporizhzhia” para que as autoridades ucranianas competentes possam recuperar o controle total.
A missão russa junto à AIEA emitiu uma declaração. Ela diz: “O calcanhar de Aquiles desta resolução é que ela não diz uma palavra sobre o bombardeio sistemático da Usina Nuclear de Zaporizhzhia”. Diz também: “A razão é simples – este bombardeio é realizado pela Ucrânia, que é apoiada e protegida pelos países ocidentais”.
A AIEA propôs o estabelecimento de uma zona de proteção de segurança em torno das instalações nucleares. A proposta ocorre após uma série de ataques de artilharia que causaram uma perda temporária de energia externa na usina.
O Diretor Geral da AIEA, Rafael Grossi, expressou preocupação. Ele diz que embora os bombardeios tenham parado perto da usina, recentemente, outras áreas ainda estão sendo bombardeadas.
- JEBRA Japão 2025 anuncia apresentação do renomado artista mato-grossense Henrique Maluf - 23 de fevereiro de 2025 11:53 am
- JEBRA 2025 apresenta a maior festa gastronômica brasileira em Shizuoka! - 23 de fevereiro de 2025 11:39 am
- Danilo Ozahata fala sobre a inauguração da academia Fit One em Shiga - 23 de fevereiro de 2025 10:56 am