0.9 C
Kóka
segunda-feira, 23 dezembro, 2024 3:32: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Visita de Pelosi a Taiwan atrai reações negativas de Pequim

A Presidente do Congresso dos EUA chegou a Taiwan demonstrando um "compromisso inabalável de apoio". A visita de Nancy Pelosi a Taiwan é a da mais alta dignatária dos EUA, em mais de 25 anos. No entanto, as autoridades chinesas reagiram, imediatamente.

Visita de Pelosi a Taiwan atrai reações negativas de Pequim

A Presidente do Congresso dos EUA chegou a Taiwan demonstrando um “compromisso inabalável de apoio”. A visita de Nancy Pelosi a Taiwan é a da mais alta dignatária dos EUA, em mais de 25 anos. No entanto, as autoridades chinesas reagiram, imediatamente.

Pelosi pousou em Taipei na terça-feira à noite. Ela está em uma viagem asiática que inclui visitas anunciadas a Cingapura, Malásia, Coréia do Sul e Japão.

O escritório presidencial de Taiwan disse que Pelosi está agendada para se encontrar com a presidente, Tsai Ing-wen, nesta quarta-feira (3), e almoçará com ela. Pelosi disse, em uma declaração, que as discussões “se concentrarão em reafirmar o apoio e promover interesses compartilhados”.

Momentos após o desembarque de Pelosi em Taipei, o The Washington Post divulgou editorial, dizendo que os EUA devem se lembrar do juramento “de apoiar a defesa de Taiwan”.

O editorial acrescenta que Pequim intensificou, dramaticamente, as tensões com Taiwan e que sua democracia está “sob ameaça”.

Autoridades dos EUA dizem que Nancy Pelosi tem o direito de visitar Taiwan, e que nada mudou com sua “política de uma só China”.

O porta-voz do Conselho Nacional de Segurança, John Kirby, disse que não há “nenhuma razão para a China tomar o que é uma viagem, perfeitamente legítima e consistente da Presidente da Câmara, e transformá-la em algum pretexto para aumentar as tensões, criando uma espécie de crise ou conflito”.

As autoridades chinesas advertiram contra a visita. O Ministério das Relações Exteriores divulgou uma declaração, pouco depois, dizendo que “tem um impacto severo na base política” das relações entre a China e os EUA. E diz que a China “tomará todas as medidas necessárias para salvaguardar, resolutamente, sua soberania e integridade territorial”. A agência noticiosa estatal chinesa diz que os militares chineses realizariam exercícios em torno do Estreito de Taiwan a partir de quinta-feira (4).

A população de Taiwan apresenta uma mistura de reações. Alguns grupos pró-China foram para a rua para protestar. Outros se reuniram ao redor do hotel onde Pelosi está hospedada em uma manifestação de boas-vindas.

O Ministério das Relações Exteriores de Taiwan diz que a visita mostra um apoio “sólido” dos EUA e fortalecerá os laços.

 

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img