Tempestade tropical e ar úmido trazem fortes chuvas para o Japão
A tempestade tropical Meari trouxe chuva torrencial para as ilhas Izu, ao sul do centro de Tóquio.
A Agência Meteorológica do Japão informa que a tempestade chegou no sábado à noite, na Península de Izu, Província de Shizuoka.
A tempestade foi ao largo da costa leste da região de Tohoku às 9:00 de domingo. Estava se deslocando para nordeste a cerca de 45 quilômetros por hora.
As autoridades meteorológicas dizem que uma faixa de nuvens de chuva forte se formou sobre as ilhas Izu, o que causou uma forte tempestade no sábado à noite.
A chuva acumulada nas 24 horas até as 9h00 de domingo foi de 311,5 milímetros, um recorde para a Ilha Izu Oshima. Isso é mais de 50% acima da média para todo o mês de agosto.
As autoridades meteorológicas também dizem que as condições atmosféricas se tornaram instáveis em uma ampla área do norte ao oeste do Japão, devido ao ar úmido que fluía do sul.
Isso trouxe 83 milímetros de chuva entre 8 e 9 da manhã de domingo na cidade de Kushimoto, na Prefeitura de Wakayama, no oeste do Japão.
O risco de deslizamentos de terra está aumentando devido à chuva forte e contínua em várias partes de Honshu, além das Ilhas Izu.
Os rios da Prefeitura de Iwate, norte do Japão, estão cheios e alguns têm alto risco de transbordamento.
Espera-se até 120 milímetros nas 24 horas até segunda-feira de manhã nas Ilhas Izu, 100 milímetros na região Tokai, 80 milímetros nas regiões de Tohoku, Hokuriku e Kansai, e 60 milímetros na região de Chugoku.
Os residentes são aconselhados a permanecer alerta para deslizamentos de terra, rios transbordando, enchentes, trovões e ventos fortes, incluindo tornados.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm