Primeiro carregamento de grãos ucranianos chega na Turquia
Um carregamento de grãos, proveniente de um porto ucraniano, chegou ao largo da costa da Turquia. É o primeiro carregamento sob um acordo mediado pela ONU e pela Turquia para acabar com um bloqueio russo no Mar Negro. No entanto, há preocupações de que os combates no sul da Ucrânia possam pôr em perigo mais exportações.
O navio de carga Razoni deixou o porto de Odesa na segunda-feira (1), a caminho do Líbano. Ele transporta mais de 26.000 toneladas de milho e está programado para passar por inspeções ao largo da costa de Istambul na quarta-feira (3). As autoridades ucranianas dizem que outros 16 navios estão em prontidão.
No entanto, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, insiste que os embarques devem ser contínuos.
Zelenskyy disse: “Hoje, o primeiro navio com grãos ucranianos chegou ao Estreito de Bósforo. Ele fez sua viagem através de um corredor especial no Mar Negro, que foi acordado para desbloquear nossos portos. Nosso objetivo agora é tornar os embarques uma ocorrência regular”.
O Ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, disse que suas forças tinham destruído equipamentos militares, incluindo 6 sistemas de foguetes HIMARS fornecidos pelos EUA. Ele criticou os americanos por fornecerem armas que representam uma “profunda ameaça à segurança regional”.
Um porta-voz do ministério disse que as forças ucranianas estão se coordenando com os EUA para estabelecer metas. Ele disse que isto é uma prova de que os EUA estão diretamente envolvidos no conflito.
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am
- Mundo relembra 20 anos do tsunami no sudeste asiático - 23 de dezembro de 2024 10:01 am
- Câmera de segurança é instalada em local famoso de “Slam Dunk” - 23 de dezembro de 2024 8:56 am