Ministros das Relações Exteriores da ASEAN discutem questões de Myanmar e Taiwan
Os ministros das Relações Exteriores da Associação das Nações do Sudeste Asiático – ASEAN, discutiram questões relacionadas a Myanmar e Taiwan, entre outros tópicos, em uma reunião no Camboja.
Os Ministros das Relações Exteriores da ASEAN realizam uma reunião na capital, Phnom Penh, na quarta-feira (3).
Os ministros das relações exteriores da ASEAN dizem que muitos de seus ministros expressaram a preocupação de que os militares de Myanmar têm relutado em seguir um acordo alcançado com a ASEAN, com o objetivo de resolver o conflito no país, que exige um fim imediato à violência contra os cidadãos.
Segundo informações, a Malásia pede medidas adicionais se nenhum progresso importante for feito pelos militares, como a suspensão de Myanmar do bloco.
Os ministros também se pronunciaram sobre Taiwan, já que a China está reagindo fortemente à visita da presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi. Em sua declaração, eles conclamaram todas as partes envolvidas “a tentarem ao máximo diminuir as tensões e evitar ações que possam contribuir para a escalada”.
Na quinta-feira (4), os ministros da ASEAN deverão realizar uma reunião com seus homólogos de três nações do leste asiático – o japonês Hayashi Yoshimasa, o chinês Wang Yi e o sul-coreano Park Jin.
Espera-se que eles confirmem mais cooperação para lidar com a crise alimentar desencadeada pela invasão russa da Ucrânia. Eles provavelmente também discutirão questões regionais, incluindo as relacionadas a Myanmar e Taiwan.
- Japão interveio em julho no mercado cambial com 5,5 trilhões de ienes - 9 de novembro de 2024 10:26 am
- A esquerda alemã e a amnésia histórica sobre o muro - 9 de novembro de 2024 10:16 am
- Perseguição a israelenses em Amsterdã evoca tempos sombrios - 9 de novembro de 2024 9:27 am