-1.3 C
Kóka
terça-feira, 4 fevereiro, 2025 11:49: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Japão completa 77 anos do bombardeio atômico de Nagasaki

O Japão está completando 77 anos desde o bombardeio atômico de Nagasaki, durante a Segunda Guerra Mundial.

Japão completa 77 anos do bombardeio atômico de Nagasaki

O Japão está completando 77 anos desde o bombardeio atômico de Nagasaki, durante a Segunda Guerra Mundial.

Desde o início da manhã desta terça-feira, as pessoas estão se reunindo para homenagear as vítimas em locais como o Parque da Paz de Nagasaki, que foi construído em torno do “ground zero”. A cerimônia memorial anual será realizada no parque.

Espera-se que cerca de 1.700 pessoas compareçam ao evento. Isso é três vezes mais do que nos dois anos anteriores, quando a cerimônia foi reduzida por causa da pandemia do coronavírus chinês.

Sobreviventes do bombardeio, juntamente com o primeiro-ministro, Kishida Fumio, e representantes de dezenas de países, estarão presentes.

Um registro contendo os nomes de 192.310 vítimas será colocado dentro de um memorial. Ele inclui os nomes de 3.160 pessoas que foram acrescentadas no ano passado.

Os participantes observarão um momento de silêncio às 11h02 da manhã, no mesmo minuto em que a bomba explodiu, em 9 de agosto de 1945.

O prefeito de Nagasaki, Taue Tomihisa, entregará uma declaração de paz durante a cerimônia. Espera-se que ele clame por um mundo sem armas nucleares, em meio a temores crescentes sobre as ameaças nucleares da Rússia em relação a sua invasão da Ucrânia.

O prefeito também deve instar o governo do Japão a aderir ao tratado de proibição de armas nucleares da ONU.

O acordo entrou em vigor no ano passado. Mas as potências nucleares, incluindo os EUA e a Rússia, não o apóiam. O Japão e outros países que contam com eles para a dissuasão também não assinaram o acordo.

Ao longo do dia, as pessoas em Nagasaki refletirão sobre a catástrofe e enviarão a mensagem de que o bombardeio atômico deve permanecer para sempre como o último do mundo.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img