Japão completa 77 anos desde o fim da Segunda Guerra Mundial
Os japoneses estão assinalando um aniversário solene nesta segunda-feira (15).
Em 15 de agosto de 1945, uma declaração do Imperador Showa foi transmitida na rádio, anunciando que o país havia se rendido na Segunda Guerra Mundial.
Quase oito décadas depois, o Japão marca o fim dessa guerra… e ora pela paz. O governo do Japão realiza todos os anos uma cerimônia em Tóquio, para lembrar as cerca de 3,1 milhões de pessoas que morreram na guerra.
A cerimônia deste ano marca 77 anos desde o fim da guerra. Antes do começo da pandemia, no início de 2020, cerca de 6.000 pessoas compareceriam. Mas o evento foi significativamente reduzido, pois o coronavírus chinês continua a se espalhar no Japão.
Este ano, espera-se a presença de cerca de mil pessoas. O primeiro-ministro, Kishida Fumio, fará um discurso antes que o país observe um minuto de silêncio ao meio-dia. O Imperador Naruhito fará então um discurso.
Enquanto o Japão celebra o fim da guerra, o número de pessoas vivas que a conheceram, em primeira mão, está em declínio.
Mais de três quartos dos familiares dos mortos da guerra, presentes na cerimônia deste ano, têm mais de 70 anos de idade.
Outros eventos serão realizados ao longo do dia em todo o Japão, para lembrar as vidas perdidas e para refletir sobre a paz.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am