Hayashi e Blinken condenam o lançamento de mísseis balísticos pela China
O Ministro das Relações Exteriores japonês, Hayashi Yoshimasa, e o Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, condenaram, veementemente, os lançamentos de mísseis balísticos da China.
Eles mantiveram breves conversações nesta quinta-feira no Camboja, à margem das reuniões da Associação das Nações do Sudeste Asiático.
Hayashi disse a Blinken que o fato de os mísseis balísticos chineses terem caído em águas próximas ao Japão, incluindo sua zona econômica exclusiva, é uma questão grave relativa à segurança do país e à segurança de seu povo.
Ele também esclareceu que o Japão apresentou um protesto formal à China por causa dos lançamentos de mísseis e exortou-a a parar imediatamente com seus exercícios militares.
Os diplomatas confirmaram que continuarão a cooperar, estreitamente, para a paz e segurança regional.
O Japão diz que a China disparou nove mísseis balísticos na quinta-feira, acreditando-se que cinco deles tenham caído na ZEE do Japão.
Os lançamentos foram parte dos exercícios militares da China em torno de Taiwan, que começaram na quinta-feira, após a visita da presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, a Taiwan.
Antes de suas conversações, Hayashi e Blinken realizaram uma reunião trilateral com sua contraparte australiana, Penny Wong.
Os três expressaram sérias preocupações sobre as atividades militares da China e concordaram sobre a importância da colaboração para a segurança regional.
Confirmaram também que seus países trabalharão com seus aliados e parceiros para realizar uma região Indo-Pacífico livre e aberta.
- Biden pede unidade e promete transição pacífica nos EUA - 8 de novembro de 2024 3:14 pm
- Federal Reserve dos EUA corta juros novamente - 8 de novembro de 2024 2:39 pm
- Vulcão na Indonésia entra em erupção; sem vítimas ou alerta de tsunami - 8 de novembro de 2024 2:34 pm