Governo japonês preocupado quanto aos exercícios militares chineses
Matsuno Hirokazu, Secretário Chefe de Gabinete do Japão, diz que Tóquio transmitiu a Pequim preocupações sobre o plano da China de iniciar exercícios militares perto de Taiwan.
O anúncio da China segue-se à chegada da Presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, a Taiwan na terça-feira (2). Matsuno disse, nesta quarta-feira (3), que o governo japonês não está em condições de comentar sobre a visita de Pelosi.
Matsuno disse que o Japão está preocupado com as atividades militares planejadas da China, porque a área afetada se sobrepõe à Zona Econômica Exclusiva do Japão. Ele também ressaltou que está previsto o exercício com fogo real.
Ele disse que a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan são importantes, não só para a segurança do Japão, mas também para a estabilidade da comunidade internacional.
Matsuno disse que o governo japonês tem sido consistente em sua opinião de que a questão de Taiwan deve ser resolvida pacificamente, através do diálogo.
Ele disse que o Japão instará fortemente a China, novamente, a resolver pacificamente as questões entre os dois lados do estreito.
- Biden pede unidade e promete transição pacífica nos EUA - 8 de novembro de 2024 3:14 pm
- Federal Reserve dos EUA corta juros novamente - 8 de novembro de 2024 2:39 pm
- Vulcão na Indonésia entra em erupção; sem vítimas ou alerta de tsunami - 8 de novembro de 2024 2:34 pm