Xi diz que o princípio de “um país, dois sistemas” foi um sucesso
A antiga colônia britânica de Hong Kong está completando 25 anos desde seu retorno ao domínio chinês. Os eventos de aniversário começaram e o presidente da China está fazendo sua primeira visita a região desde 2017.
O presidente chinês, Xi Jinping, falou em uma cerimônia de posse na sexta-feira (30), para o novo chefe executivo de Hong Kong, John Lee Ka-chiu.
Ele disse: “Promulgando a lei de segurança nacional e revisando o sistema eleitoral, basicamente conseguimos alcançar a regra pelos patriotas em Hong Kong”.
Xi acrescentou que a política “um país, dois sistemas” foi reconhecida como um sucesso. “Quero que meus compatriotas em Hong Kong enfatizem os valores principais adequados ao princípio ‘um país, dois sistemas’, que está centrado no patriotismo”, disse ele.
Xi chegou em Hong Kong na quinta-feira (30). É sua primeira visita a Hong Kong desde que Pequim intensificou seu domínio sobre a cidade.
O aniversário da entrega costumava ser marcado por protestos maciços dos que pediam por mais democracia.
Mas desta vez, a polícia está alertando contra atos de violência ou desordem pública.
Mais de 30.000 policiais garantirão a segurança nos eventos.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am