Russos realizam ataque brutal contra Kharkiv
Os comandantes russos estão parados em seu avanço pelo leste da Ucrânia. Entretanto, eles avançaram com os ataques à segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv. O bombardeio tem sido descrito como “caótico” e “brutal”.
Os comandantes disseram, durante toda a invasão, que não estão visando os civis. No entanto, durante dois dias, suas forças mataram seis residentes e feriram mais de 30. Eles atingiram pontos de ônibus, uma instalação médica e um mercado.
O chefe da Polícia Nacional de Kharkiv, Volodymyr Tymoshko, disse: “Isto é genocídio. E estamos falando sobre isso todos os dias. Não era um alvo militar. Não havia nenhum propósito militar nos bombardeios de hoje”.
Os analistas americanos dizem que os russos foram além de sua pausa operacional. Entretanto, eles dizem que a ofensiva não se traduziu em “progresso significativo”.
A pressão dos russos através do sul da Ucrânia bloqueou milhões de toneladas de grãos no porto e provocou uma crise alimentar muito além do país. Diplomatas das Nações Unidas e da Turquia estão tentando intermediar um acordo para retomar as exportações através do Mar Negro. Agora, eles dizem que o Secretário Geral, Antonio Guterres, viajará para Istambul na sexta-feira (22), para assinar um acordo.
Farhan Haq, o porta-voz adjunto do Secretário-Geral da ONU, disse: “A situação permanece um pouco instável. Portanto, não posso realmente dizer quando algo será assinado”.
Entretanto, Haq diz que o fato de Guterres estar viajando para Istambul sugere que eles estão “avançando” com um acordo.
- Primeiro-ministro do Japão encontra Biden, Yoon e Xi - 16 de novembro de 2024 12:02 pm
- Ministro japonês visita Ucrânia e reafirma apoio contínuo - 16 de novembro de 2024 11:52 am
- Líderes da APEC discutem comércio e crescimento sustentável - 16 de novembro de 2024 11:45 am