Rússia alega “controle total” da região de Luhansk
O Ministério da Defesa russo afirma que suas forças estão em “pleno controle” de Luhansk. É uma das duas regiões vizinhas do leste da Ucrânia que as forças russas estão tentado tomar.
O ministério disse, em uma declaração, no domingo (3), que o Ministro, Sergei Shoigu, disse ao Presidente Vladimir Putin que suas forças tinham tomado “controle total” de Luhansk. O ministério havia reivindicado, anteriormente, a captura de Lysychansk, uma cidade vista como o último reduto da Ucrânia na região.
O líder dos militantes pró-russos em Luhansk, Leonid Pasechnik, declarou nas mídias sociais no domingo (3), que o dia foi inscrito para sempre na história.
O Estado-Maior Geral das Forças Armadas da Ucrânia anunciou na mídia social no domingo (3), que decidiu retirar seus soldados de Lysychansk para salvar suas vidas.
Disse que de outra forma a situação “levaria a conseqüências fatais”, pois as forças russas são superiores em artilharia, munição e pessoal.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, disse em um discurso em vídeo no domingo (3), que “se o comando de nosso exército retirar pessoas de certos pontos da frente onde o inimigo tem a maior superioridade de fogo, em particular isto se aplica a Lysychansk, isto significa apenas uma coisa: voltaremos graças a nossas táticas, graças ao aumento do fornecimento de armas modernas”.
O prefeito de Slovyansk em Donetsk disse em um vídeo de mídia social no domingo que sua cidade experimentou a mais feroz ofensiva da invasão, que resultou em muitas baixas.
A emissora pública da Ucrânia citou um porta-voz do governo regional de Donetsk como tendo dito que o ataque a Slovyansk deixou seis pessoas mortas e outras 15 feridas.
Um militante sênior pró-russo disse na mídia social que uma batalha já começou em uma cidade de Donetsk, cerca de 30 quilômetros a oeste de Lysychansk.
- Colégio Santos Dumont homenageia heróis brasileiros no Japão - 8 de fevereiro de 2025 10:56 am
- Governo japonês recebe comissão do JEBRA - 8 de fevereiro de 2025 10:40 am
- Japão testa novo míssil hipersônico nos Estados Unidos - 8 de fevereiro de 2025 8:13 am