Japão e Coréia do Sul podem resolver juntos questões históricas diz Yoon
O presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, expressou confiança de que as questões históricas com o Japão podem ser resolvidas trabalhando juntos para o futuro dos dois países.
Yoon falou com repórteres a bordo do Air Force One na sexta-feira (1), ao voltar da Espanha para casa, onde participou da cúpula da OTAN e outras reuniões. Foi a sua primeira viagem ao exterior como presidente do país.
Referindo-se ao relacionamento entre a Coréia do Sul e o Japão, Yoon disse que questões históricas e questões sobre o futuro dos dois países deveriam ser todas colocadas em uma mesa e resolvidas juntas.
Ele disse que se Tóquio e Seul trabalharem juntos para o futuro, as questões históricas podem ser resolvidas.
As relações estão prejudicado o trabalho em tempo de guerra e outras questões.
Yoon observou que o desenvolvimento nuclear e de mísseis da Coréia do Norte, assim como a situação na Ucrânia, estavam no topo da agenda da cúpula da OTAN.
Ele disse que os líderes da OTAN indicaram a necessidade de respostas duras e formas de controlar as tensões na Península Coreana.
Yoon disse que o evento mais impressionante durante sua visita à Espanha foi uma cúpula de três vias com o Japão e os Estados Unidos, que foi realizada pela primeira vez em cerca de cinco anos.
Ele disse que concordava com os líderes japoneses e americanos, em princípio, que seria desejável retomar a cooperação militar e de segurança trilateral a fim de responder à questão nuclear norte-coreana.
- Japão, EUA, Filipinas e Austrália realizam exercício naval - 8 de fevereiro de 2025 5:01 am
- Coreia do Sul restringe uso do serviço de IA chinês DeepSeek - 8 de fevereiro de 2025 4:56 am
- Preços do arroz no Japão atingem recorde histórico - 8 de fevereiro de 2025 4:48 am