Irã enviará drones armados para Rússia atacar Ucrânia
O governo dos Estados Unidos afirma que o Irã está pronto para fornecer à Rússia “centenas” de drones para uso na Ucrânia.
O Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, disse na segunda-feira (11), que o governo iraniano está se preparando para fornecer à Rússia até várias centenas de UAVs, incluindo UAVs com capacidade para armas, segundo um cronograma acelerado.
Sullivan disse que os EUA têm informações indicando que o Irã também está se preparando para começar a treinar as forças russas, já neste mês, para a utilização de aeronaves não tripuladas.
Ele disse que os planos são provas de que os ataques da Rússia contra a Ucrânia, nas últimas semanas, estão esgotando seu estoque de armas.
As forças russas continuaram seus ataques com mísseis, causando mais vítimas civis.
Civis no leste da Ucrânia se encontraram na linha de tiro, apesar do que alguns acreditavam ser uma trégua na luta.
Os russos atingiram um bloco de apartamentos na cidade de Chasiv Yar durante o fim de semana, matando pelo menos 31 pessoas.
Os residentes da segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv, sofreram um bombardeio que, às vezes, parecia incessante.
As autoridades locais afirmam que as tropas inimigas estão atirando apenas em “estruturas civis”.
A guerra na Ucrânia está afetando pessoas em outras partes do mundo.
O conflito tem dificultado as exportações de grãos do país no último mês, elevando os preços globais dos alimentos a níveis recordes.
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, está tentando amenizar o impasse. Ele disse ao presidente russo Vladimir Putin, por telefone, que um corredor através do Mar Negro precisa ser criado o mais rápido possível.
Erdogan também conversou com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy. Zelenskyy tuitou que eles discutiram a importância de desobstruir os portos da Ucrânia e agradeceram a Turquia por seus esforços.
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am