França e Austrália marcam ‘novo capítulo’ nas relações entre os dois países
Os líderes da França e da Austrália estão tentando superar um período difícil em suas relações. Eles querem melhorar os laços que se desgastaram após a queda de um acordo de defesa. Agora, eles estão saudando o que eles chamam de “um novo capítulo”.
O presidente francês, Emmanuel Macron, deu as boas-vindas ao recém-eleito primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, em Paris, na sexta-feira (1).
Albanese disse aos repórteres que a relação da Austrália com a França é importante, e que confiança, respeito e honestidade também são importantes. Ele acrescentou que é assim que ele abordará suas relações.
Macron disse que ele e Albanese vão conversar sobre o futuro, não sobre o passado. Ele disse que o atual primeiro-ministro não é responsável pelo agravamento dos laços bilaterais.
No ano passado, a administração do ex-primeiro ministro australiano, Scott Morrison, cancelou um contrato de vários bilhões de dólares para comprar submarinos a diesel da França. Em vez disso, as autoridades fizeram um acordo com os EUA para submarinos movidos a energia nuclear.
Líderes franceses os acusaram de “golpe pelas costas” e retiraram temporariamente os embaixadores de ambos os países.
Albanese anunciaram no mês passado que os dois lados chegaram a um acordo no valor de mais de 580 milhões de dólares. Ele e Macron se comprometeram a cooperar na estratégia no Indo-Pacífico – e “todos os desafios que a região enfrenta”.
- Japão enfrenta nevascas recordes e frio extremo - 7 de fevereiro de 2025 2:53 pm
- Rússia impulsiona projetos nos Territórios do Norte enquanto Japão exige devolução - 7 de fevereiro de 2025 8:07 am
- Trump propõe que EUA assumam controle da Faixa de Gaza - 7 de fevereiro de 2025 8:02 am