Forças russas intensificam combate contra os redutos ucranianos em Donetsk
As forças russas estão intensificando sua ofensiva contra os redutos ucranianos na região oriental de Donetsk, numa tentativa de obter o controle total da área.
O Ministério da Defesa da Rússia anunciou, nesta sexta-feira (8), que suas forças haviam realizado ataques com mísseis nas regiões sul de Mykolaiv e Odesa, bem como nas regiões leste de Donetsk e Dnipropetrovsk. Diz que eles destruíram armazéns de pólvora e armas.
As tropas russas teriam mudado o foco de suas operações. Agora eles estão tentando obter o controle total da região de Donetsk.
O governador de Donetsk, Pavlo Kyrylenko, relatou em um post de mídia social que seis pessoas foram mortas e outras 21 ficaram feridas na quinta-feira (7), quando as forças russas atacaram os bastiões ucranianos de Kramatorsk e Sloviansk.
Ele observou que no dia seguinte cinco pessoas foram mortas e outras oito ficaram feridas em uma ofensiva russa separada contra o vizinho Siversk. A cidade está localizada ao leste de Kramatorsk e Sloviansk.
O Departamento de Defesa dos EUA anunciou na sexta-feira (8), que fornecerá à Ucrânia assistência militar adicional no valor de cerca de 400 milhões de dólares.
Disse que o pacote inclui quatro Sistemas de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade, conhecidos como HIMARS, e 1.000 projéteis de um novo tipo de munição de artilharia de 155 milímetros. O novo tipo tem um nível de precisão maior do que os convencionais.
No mês passado, as forças ucranianas relataram que as armas doadas estão trabalhando efetivamente em sua luta contra a Rússia. Elas observaram que haviam usado HIMARS para atingir alvos russos.
Um alto funcionário do Departamento de Defesa dos EUA disse na sexta-feira passada que as forças ucranianas têm tido muito sucesso ao usar HIMARS para atingir postos de comando russos.
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am