EUA encomendam doses adicionais de vacina contra a varíola dos macaco em meio ao aumento de casos
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA – CDC, dizem ter encomendado mais 2,5 milhões de doses de vacina contra a varíola dos macaco, pois esperam que o surto cresça nas próximas semanas.
A diretora do CDC, Rochelle Walensky, disse em uma entrevista coletiva na sexta-feira (15), que mais de 1.400 infecções por varíola dos macaco haviam sido confirmadas nos Estados Unidos.
Walensky disse que 131.000 novas doses serão colocadas, imediatamente, à disposição dos estados e jurisdições.
Ela disse que os EUA fizeram pedidos adicionais com a empresa farmacêutica dinamarquesa Bavarian Nordic.
O governo federal encomendou quase 7 milhões de doses até o momento. Espera-se que cerca de 5 milhões de doses estejam disponíveis a partir do final deste ano até meados de 2023.
O CDC informa que 12.333 casos de varíola dos macaco foram confirmados até sexta-feira (15), em 62 países e regiões que não reportaram a doença no passado.
Os números estão aumentando nos países ocidentais, com a Espanha relatando 2.835, Alemanha 1.859 e Reino Unido 1.856. A Coréia do Sul, Taiwan e Cingapura também relataram casos.
A Organização Mundial da Saúde convocará, novamente, uma reunião do comitê de emergência de especialistas na próxima quinta-feira (21), para discutir se o atual surto constitui uma Emergência de Saúde Pública de Preocupação Internacional.
- Trump propõe controle dos EUA sobre Gaza e reassentamento palestino - 5 de fevereiro de 2025 10:30 am
- EUA e China aumentam tensão com novas tarifas comerciais - 5 de fevereiro de 2025 10:03 am
- Trump e Netanyahu discutem cessar-fogo na Casa Branca - 5 de fevereiro de 2025 9:55 am