China adverte membros da ASEAN para não serem usados como “peças de xadrez”
O Ministro chinês das Relações Exteriores, Wang Yi, advertiu os membros da ASEAN para não se deixarem usar como “peças de xadrez” pelas grandes potências. Wang estava, aparentemente, se referindo a movimentos dos Estados Unidos para manter a China sob controle.
Wang falou nesta segunda-feira (11), na Associação das Nações do Sudeste Asiático – ASEAN, em Jacarta. Ele enfatizou que a China e a ASEAN devem evitar conflitos geopolíticos na Ásia. Mas sugeriu que as tensões são provocadas por Washington e seus aliados, não por Pequim.
Wang disse: “Devemos isolar esta região dos cálculos geopolíticos e da armadilha da lei da selva, de países sendo usados como peças de xadrez em rivalidades de grandes potências, e da coerção por hegemonia e bullying”.
Ele acrescentou: “Nosso futuro, e o futuro de nossa região, deve estar em nossas próprias mãos”.
O comentário de Wang chega dias depois que ele participou de uma reunião de Ministros das Relações Exteriores do G20 em Bali, Indonésia. O ministro está em uma turnê no Sudeste Asiático.
Acredita-se que a China esteja descontente com os esforços diplomáticos dos EUA e seus aliados – incluindo o Japão – especialmente depois que iniciaram conversações sobre o Quadro Econômico Indo-Pacífico, ou IPEF.
No domingo (10), o Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, destacou o papel do IPEF no combate à influência da China no Indo-Pacífico.
Blinken visitou Bangkok após a reunião do G20 para conversações com funcionários tailandeses. Os EUA e a Tailândia concordaram em apoiar suas cadeias de abastecimento através do IPEF. Blinken agradeceu à Tailândia por sua parceria no lançamento da estrutura.
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am