Blinken oferece condolências a Kishida pela morte do ex-PM Abe
O Secretário de Estado americano, Antony Blinken, visitou o Japão e ofereceu suas condolências pela morte do ex-Primeiro Ministro, Abe Shinzo.
Blinken encontrou-se com o primeiro-ministro, Kishida Fumio, em Tóquio por cerca de dez minutos na segunda-feira (11). Ele foi instruído pelo Presidente Joe Biden para transmitir condolências em nome do governo dos EUA.
Na reunião, Blinken disse que Abe era um apoiador da inabalável aliança Japão-EUA. Ele disse que Abe manteve uma visão de um Indo-Pacífico livre e aberto e fez grandes conquistas no fortalecimento da cooperação com os EUA e outros países com os mesmos interesses.
Kishida transmitiu sua sincera gratidão pelos sentimentos calorosos expressos pelos EUA, incluindo a visita de Blinken e um telefonema de Biden.
Kishida prosseguiu dizendo que, como primeiro-ministro, ele não vai ceder à violência e protegerá a democracia. Ele também disse que seguirá as pegadas de Abe e fará esforços para fortalecer ainda mais a aliança Japão-EUA.
O secretário disse aos repórteres, após a reunião, que o povo americano sente uma sensação de perda junto com o povo do Japão.
Ele disse: “Eu estou aqui porque os Estados Unidos e o Japão são mais do que aliados. Nós somos amigos”.
Blinken disse: “Em seu tempo no cargo, o primeiro-ministro Abe fez mais do que ninguém para elevar o relacionamento entre os EUA e o Japão a novos patamares”.
Ele continuou dizendo que Abe tinha a mais rara das qualidades – “um homem de visão com a capacidade de realizar essa visão”.
Ele acrescentou: “Faremos tudo o que pudermos para ajudar nossos amigos a carregar o fardo desta perda”.
Blinken disse que ele entregou a Kishida cartas do Presidente Biden para a família Abe.
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am