Ataque de mísseis russos matam civis no sul da Ucrânia
Os ataques de mísseis na região portuária ucraniana de Odesa, no sul, mataram 21 pessoas e feriram 39 outras.
O Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia disse que o ataque ocorreu no início da sexta-feira (1), na cidade de Serhiivka.
O serviço disse que um míssil atravessou uma torre de apartamentos de nove andares. Ele divulgou o vídeo do prédio destruído e o equipamento pesado removendo os escombros.
Ao mesmo tempo, outro míssil atingiu um acampamento. As autoridades ucranianas dizem que aeronaves russas dispararam os mísseis na direção do Mar Negro.
Um morador local disse que vive perto e ouviu a explosão. Ele disse que foram ao local e avaliaram a situação junto com os agentes de emergência e outras pessoas que vivem aqui. Ele acrescentou que todos eles se mobilizaram para ajudar os sobreviventes… e também aqueles que não sobreviveram. Acrescentou que eles ajudaram a levá-los embora.
Um porta-voz do gabinete presidencial da Rússia negou que eles estivessem, deliberadamente, visando os civis.
Enquanto isso, as tropas russas continuam seus ataques na província ucraniana oriental de Luhansk. Eles estão tentando tomar o controle da fortaleza de Lysychansk.
O porta-voz do Ministério da Defesa, Igor Konashenkov, disse que o progresso tem sido constante e que as tropas estão se aproximando do centro da cidade. Ele disse que as Forças Armadas russas continuam sua bem sucedida ofensiva na área de Lysychansk.
Ele acrescentou que, durante os últimos três dias, eles tomaram uma refinaria, uma mina e uma fábrica de gelatina. Acrescentou que as forças aliadas se aproximaram de Lysychansk e que o exército ucraniano sofreu pesadas perdas.
O presidente russo, Vladimir Putin, disse que a Ucrânia e seus aliados ocidentais são responsáveis pela escalada da violência.
Ele disse ao Primeiro Ministro indiano, Narendra Modi, em um telefonema na sexta-feira (1), que seus inimigos estão se envolvendo em “provocações”.
Ele acrescentou que, apesar da luta, a Rússia continua sendo um produtor e fornecedor confiável de grãos e energia para a Índia e outros países.
- Japão enfrenta nevascas recordes e frio extremo - 7 de fevereiro de 2025 2:53 pm
- Rússia impulsiona projetos nos Territórios do Norte enquanto Japão exige devolução - 7 de fevereiro de 2025 8:07 am
- Trump propõe que EUA assumam controle da Faixa de Gaza - 7 de fevereiro de 2025 8:02 am