Zelenskyy encontra-se com o presidente da Indonésia Joko Widodo
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, tem tentado solidificar seu apoio internacional enquanto as forças russas continuam a disparar mísseis contra seu país, aumentando o número de vítimas civis.
Zelenskyy encontrou-se com o presidente indonésio Joko Widodo em Kyiv na quarta-feira (29). Joko é o primeiro líder asiático a visitar a Ucrânia desde a invasão russa.
Ele convidou Zelenskyy para participar da cúpula do G20 que seu país sediará em novembro. Zelenskyy diz que decidiria com base na situação de segurança e quem mais participaria. Joko também planeja se encontrar com o presidente russo Vladimir Putin.
As forças russas estão intensificando seus ataques contra o sul e o centro da Ucrânia.
Autoridades ucranianas dizem que um míssil que atingiu um prédio de apartamentos na quarta-feira (29), na cidade sulista de Mykolaiv deixou quatro mortos e outros ficaram feridas.
Zelenskyy enviou uma mensagem para a cúpula da OTAN que está ocorrendo em Madri. Ele pediu mais assistência militar e monetária, dizendo que a Ucrânia precisa de cinco bilhões de dólares de assistência por mês.
E como o bloco de segurança convidou a Finlândia e a Suécia a aderir, ele disse que precisam encontrar um lugar para seu país, também.
Ele disse: “Eu posso dizer o que precisamos: precisamos de garantias de segurança, e vocês precisam encontrar um lugar para a Ucrânia no espaço de segurança comum. Ou ajuda urgente para a Ucrânia, que seja suficiente para vencer, ou enfrentar uma guerra entre a Rússia e vocês mesmos”.
- Japão enfrenta nevascas recordes e frio extremo - 7 de fevereiro de 2025 2:53 pm
- Rússia impulsiona projetos nos Territórios do Norte enquanto Japão exige devolução - 7 de fevereiro de 2025 8:07 am
- Trump propõe que EUA assumam controle da Faixa de Gaza - 7 de fevereiro de 2025 8:02 am