Rússia distribui passaportes aos residentes em partes ocupadas da Ucrânia
A Rússia está emitindo passaportes para residentes em cidades controladas no sul e sudeste da Ucrânia.
Os passaportes foram entregues aos habitantes da cidade central de Kherson, na região sul da Ucrânia, e Melitopol, na região sudeste de Zaporizhzhia. As forças russas controlam efetivamente as duas cidades.
A agência de notícias estatal russa informa que 23 cidadãos em Kherson que solicitaram passaportes russos os receberam.
O presidente russo, Vladimir Putin ,assinou um decreto em maio para simplificar o procedimento de obtenção do passaporte.
Esta é a primeira vez que os passaportes russos são emitidos para ucranianos, com base no decreto.
O governo ucraniano reagiu com veemência à ação da Rússia, dizendo ser uma “flagrante violação da soberania e da integridade territorial da Ucrânia”.
A mídia ucraniana relatou que muitos ucranianos foram forçados a apresentar pedidos de passaporte após terem sido levados à Rússia ou forçados a evacuar suas casas após a invasão russa da Ucrânia.
O deputado da assembléia regional de Kherson também protestou na mídia social no sábado (11), observando que os residentes de Kherson rejeitam qualquer oferta de passaportes russos ou de cidadania russa, e que eles provarão que a reconstrução do império russo é impossível.
A administração Putin tem pressionado a política de conceder passaportes e cidadania russa aos residentes ucranianos das regiões leste da Ucrânia, de Donetsk e Luhansk, ocupadas pela Rússia.
O lado ucraniano está intensificando seu alerta sobre a preocupação de que a Rússia possa acelerar suas tentativas de reforçar sua ocupação e controle do território ucraniano e mudar o “status quo” ali existente.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am