Reunião ministerial da OMC discute o impacto da invasão russa no comércio global
Começou neste domingo (12), em Genebra, uma conferência ministerial da Organização Mundial do Comércio – OMC. No primeiro dia da reunião de quatro dias, os representantes discutiram os desafios enfrentados pelo sistema comercial multilateral.
O objetivo da OMC é promover o comércio internacional através do sistema. Mas este princípio fundamental foi abalado pela invasão da Rússia na Ucrânia.
Alguns países, especialmente nações em desenvolvimento, não conseguiram assegurar alimentos e energia suficientes em meio a altas de preços resultantes de interrupções no fornecimento causadas pelo conflito.
O Ministro de Estado da Economia, Comércio e Indústria do Japão, Hosoda Kenichi, condenou a invasão russa como uma tentativa unilateral de mudar o “status quo” pela força, e uma clara violação do direito internacional.
Ele também enfatizou a necessidade de a comunidade internacional se unir para ajudar o sistema comercial multilateral a continuar a funcionar.
Delegados de cerca de 60 países e regiões, incluindo o Japão, realizaram uma reunião separada para discutir o apoio à Ucrânia.
Os participantes emitiram uma declaração expressando sua vontade de ajudar a Ucrânia com suas exportações. Eles também conclamaram outros membros da OMC a fazer o mesmo.
A União Européia organizou a reunião. O Vice-Presidente Executivo da Comissão Européia, Valdis Dombrovskis, disse aos repórteres que a obstrução da Rússia às exportações de grãos deve ser removida o mais rápido possível para que os agricultores ucranianos possam receber uma indenização.
O vice-ministro ucraniano de Desenvolvimento Econômico, Comércio e Agricultura, Taras Kachka, expressou gratidão pela solidariedade dos membros da OMC.
Ele disse que a guerra da Rússia contra a Ucrânia não só está arruinando a economia do país e matando milhares de pessoas, mas também ameaçando o mundo inteiro com o que ele chamou de “jogo da fome”.
- Primeiro-ministro do Japão quer dobrar verbas para revitalização - 9 de novembro de 2024 5:57 am
- Putin parabeniza Trump e demonstra abertura para diálogo com Japão - 9 de novembro de 2024 5:50 am
- Lucro da Mazda cai com altos custos nos EUA - 9 de novembro de 2024 5:45 am