Protestos das Filipinas sobre navios chineses na Zona Econômica Exclusiva do país
As Filipinas afirmam que mais de 100 embarcações chinesas ancoraram dentro da zona econômica exclusiva do país, no Mar do Sul da China.
O Ministério das Relações Exteriores das Filipinas disse em um comunicado na quinta-feira (9), que os navios apareceram no início de abril ,cerca de 300 quilômetros a oeste da ilha de Palawan.
Fotos divulgadas pelo ministério mostram grandes navios atracados em filas e equipados com o que parecem ser guindastes.
As autoridades dizem que 55 navios ainda se encontravam na área no final de maio.
A declaração diz que sua presença é “não só ilegal, mas também uma fonte de instabilidade na região”. O ministério pediu à China que removesse imediatamente os navios das águas filipinas.
O governo filipino convocou o embaixador chinês há cerca de um ano, quando mais de 200 navios chineses foram avistados na mesma área.
A última medida foi tomada três semanas antes da da posse do novo presidente filipino. Ferdinand Marcos Jr. disse que vai insistir em conversações com Pequim sobre suas disputas territoriais no Mar do Sul da China. Ele diz que invocará uma decisão do tribunal de arbitragem de 2016 que indeferiu a maioria das reivindicações da China.
- Biden pede unidade e promete transição pacífica nos EUA - 8 de novembro de 2024 3:14 pm
- Federal Reserve dos EUA corta juros novamente - 8 de novembro de 2024 2:39 pm
- Vulcão na Indonésia entra em erupção; sem vítimas ou alerta de tsunami - 8 de novembro de 2024 2:34 pm