Primeiro Ministro do Japão confirmará a revisão do documento de cooperação com a OTAN
Espera-se que o primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, confirme uma revisão importante de um documento que descreve, especificamente, a cooperação do Japão com a Organização do Tratado do Atlântico Norte – OTAN, em uma cúpula de dois dias em Madri, começando na quarta-feira.
Kishida será o primeiro líder japonês a participar da cúpula da OTAN.
Kishida planeja transmitir sua intenção de fortalecer radicalmente as capacidades de defesa do Japão em meio a um ambiente de segurança cada vez mais grave. Ele também planeja impulsionar a cooperação com países que compartilham valores como a liberdade e o Estado de Direito.
Espera-se que Kishida expresse apoio ao novo conceito estratégico da OTAN, que, provavelmente, se referirá à China pela primeira vez.
Espera-se que o Japão e a OTAN cheguem a um acordo sobre o avanço da cooperação em domínios como a cibersegurança e a segurança marítima, a fim de intensificar sua resposta contra as atividades da China.
Em Madri, Kishida planeja reunir-se separadamente com o Secretário-Geral da OTAN, Jens Stoltenberg. Ele também planeja realizar conversações trilaterais com o presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, na quarta-feira (29), para trocar opiniões sobre a situação da segurança na região indo-pacífico.
- Japão enfrenta nevascas recordes e frio extremo - 7 de fevereiro de 2025 2:53 pm
- Rússia impulsiona projetos nos Territórios do Norte enquanto Japão exige devolução - 7 de fevereiro de 2025 8:07 am
- Trump propõe que EUA assumam controle da Faixa de Gaza - 7 de fevereiro de 2025 8:02 am