Kishida deverá comparecer à cúpula da OTAN
Estão em andamento os preparativos para o primeiro ministro japonês, Kishida Fumio, participar de uma cúpula da OTAN no final deste mês na Espanha. Se os planos se concretizarem, Kishida será o primeiro líder japonês a participar de uma reunião da aliança.
O Primeiro Ministro está agendado para participar de uma cúpula do Grupo dos Sete, de 26 a 28 de junho na Alemanha. A reunião da OTAN será realizada nos dias 29 e 30 de junho em Madri, Espanha.
Passaram-se 100 dias desde que a Rússia invadiu a Ucrânia. O Japão, juntamente com os Estados Unidos e outros países ocidentais, continua a impor sanções econômicas à Rússia e a prestar assistência à Ucrânia.
O Japão também está pedindo a colaboração de outros países asiáticos.
Kishida espera explicar aos membros da OTAN que o Japão continuará a acompanhar a situação ucraniana e que as tentativas unilaterais de mudar o “status quo” pela força não devem ser toleradas em nenhuma parte do mundo, tendo em mente a China e a Coréia do Norte.
Ele também espera informar os membros sobre os planos do Japão para aumentar seus gastos com a defesa.
Como o Japão não é membro da OTAN, é provável que Kishida esteja pensando no benefício da participação e adiando a decisão final quando as eleições para a Câmara Alta se aproximarem.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am