Japão e Vietnã procuram diminuir a carga financeira dos estagiários técnicos
As autoridades japonesas e vietnamitas tomarão medidas para aliviar a carga financeira dos vietnamitas que vêm ao Japão como estagiários técnicos (trainee).
Muitos estagiários técnicos vietnamitas estão trabalhando no Japão. No final do ano passado, 58% de todos os estagiários técnicos no Japão, ou mais de 160.000, eram do Vietnã.
Mas os custos de vir ao Japão como estagiário técnico são caros para os vietnamitas.
O Ministério das Relações Exteriores do Japão informa que os honorários que os estagiários vietnamitas precisam pagar antes de vir ao Japão estão entre 3.800 e 7.600 dólares, forçando alguns deles a contrair empréstimos.
Os encargos incluem pagamentos a organizações encarregadas de enviar estagiários ao Japão, custos relacionados ao estudo da língua japonesa e taxas a agentes que os ajudam a encontrar empregos no Japão.
Tais agentes de referência são numerosos no Vietnã, sendo que alguns cobram dos que procuram emprego mais de 1.500 dólares.
Funcionários japoneses e vietnamitas planejam lançar um sistema que dará aos estagiários acesso gratuito a anúncios de emprego e outras informações no Japão.
O sistema em consideração é um aplicativo para smartphone que listaria as condições de trabalho dos empregadores japoneses que aceitam estagiários, bem como informações detalhadas sobre as organizações de encaminhamento no Vietnã. Espera-se que ele seja colocado em serviço em caráter experimental já no próximo ano.
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am